AUTORIA




Samara Braga

Nascida na cidade de Salvador, capital do estado da Bahia, em 26 de maio de 1983, registrada e batizada como Helder Fonseca Braga (em homenagem ao Padre que a batizou, Dom Helder Câmara), mas realizada com a denominação Samara Diamond, é filha de professores e caçula de três filhos. 

Samara Braga, autora deste blog, denominado POR UM MUNDO MAIS HUMANO, iniciou seus estudos em escolas particulares, mas veio concluir seu ensino médio em escola da rede pública do estado da Bahia. Fez da sua alfabetização na escola Sacramentinas, logo em seguida sendo transferida para o Colégio Antônio Vieira, em que estudou do 1º ano do ensino fundamental, até o 1º ano do ensino médio. Samara conseguiu realizar seus estudos neste Colégio, que tinha como público, filhos ou netos de baianos influentes, como políticos, fazendeiros, industriais, empresários, etc., por ter conquistado uma bolsa integral, devido ser filha de funcionários do Colégio, pois seus pais lecionavam no mesmo. 

Mas, devido ser bolsista e por conta da sua cor de pele, sofreu constantes bullyings por parte dos outros discentes. 

Samara por não conseguir lidar com toda a pressão advinda dos bullyings, veio a ser reprovada em seu 1º ano do ensino médio, em que consequentemente veio a perder sua bolsa de estudos. E para concluir seu ensino médio ainda estudou nos colégios: Ideia (hoje já extinto) e no Hamilton de Jesus Lopes.
Samara Braga desde muito pequena contestava sua sexualidade, mas foi aos 10 anos de idade, resolveu ter sua primeira experiência sexual. Também se dispôs a ter relacionamentos com meninas, crendo que poderia: se livrar desse desejo que a consumia por dentro; lutar contra sua natureza; evitar que seus familiares desconfiassem da sua real orientação sexual. De nada adiantaram tantos conflitos e lutas internas, seus desejos nunca diminuíam, só se fortaleciam. Só se sentia completa quando se relacionava com meninos, rapazes, mas acreditava que estaria e daria tudo errado, caso viesse a assumir sua preferência sexual por garotos. Vivia uma vida dupla, para que seus familiares não desconfiassem de sua real natureza. Quanto à identidade de gênero, ela ainda não sabia a definição do mesmo e nem conhecia o que seria a transexualidade, apenas sentia que estava no corpo errado. 

Devido ao fato de Samara fazer parte de uma família tradicional, se sentia culpada por sentir atração por rapazes, pensava que era pecado, que estava fazendo algo errado, e morria de medo de revelar esse seu lado, afinal, era punida demais por pouca coisa, e a mesma ficava apavorada em imaginar o que poderia acontecer se "saísse do armário", como se diz popularmente.

Desde criança, quando tinha a oportunidade de ficar por alguns minutos sozinha em casa, aproveitava para dar vazão ao seu lado feminino, usava as maquiagens roupas, saltos, jóias de sua mãe. Vivia sendo consumida de questionamentos quanto ao seu corpo não ser feminino, o não poder se maquiar, vestir roupas lindas que as modelos usavam nas passarelas, dentre outros.

Samara cresceu, decidiu que profissão gostaria ter, optou em ser bióloga! Se submeteu a 4 vestibulares, vindo a ser aprovada, no ano de 2004, em duas universidades baianas, no curso de Ciências Biológicas, na Universidade Católica do Salvador - UCSal  (aprovada em 1º lugar), e na Universidade do Estado da Bahia - UNEB, instituição em que ganhou sua opção para iniciar sua vida acadêmica, em um dos seus pólos, o da cidade baiana, Alagoinhas.

Mas o sonho de ser bióloga precisou ser estagnado no quinto semestre, faltando apenas 3 para a conclusão do curso, devido a várias dificuldades que foi enfrentando ao longo dos seus dias e anos, dentre elas: A financeira, pois não conseguia espaço no mercado de trabalho, vindo até passar muitos dias de fome, não conseguir trancar seu curso, pois no período já não havia mais essa opção para o acadêmico da UNEB, dentre outras.

Mesmo diante de tanta turbulência em sua vida, Samara foi se fortalecendo e passando a cuidar de algo que a afligia, revelar a sua orientação sexual para todos, iniciando por seus familiares e depois para a sociedade. A partir da sua decisão de que não poderia mais esconder quem realmente era Helder Braga, no ano de 2013, finalmente nasceu Samara Braga, nova denominação escolhida por Helder.

Seus pais e vários outros familiares ainda resistem aceitar a identidade de gênero de Samara, pois os mesmos insistem em se dirigir a ela, chamando-a pelo nome de batismo, ou se dirigindo a ela como: “filho”, “maninho”, "primo”, “sobrinho".

Samara tem convicção que revelar sua orientação sexual e identidade de gênero, foi só o primeiro passo, que ainda lhe está reservado um longo caminho para conseguir a aceitação dos seus entes queridos, da sua sociedade que a rodeia. No ano de 2016, está prevista a modificação definitiva do seu nome de registro e batismo, e tão logo, as devidas alterações em seus variados documentos. Assim nascerá Samara Diamond Fonseca Braga.

Samara Braga justifica sua decisão em criar este blog, POR UM MUNDO MAIS HUMANO, devido perceber que a realidade de pessoas como ela, tanto na cidade baiana em que reside, a de Alagoinhas, quanto em boa parte do Brasil, ainda está aquém do que se almeja, em todos os âmbitos e campos. Decidiu que poderia fazer algo por ela e por todos que ainda não conseguiram a aceitação desta sociedade que deve se desprover dos preconceitos, e se enxertar de respeito.

Samara Braga deseja se tornar uma gestora política, quem sabe até à Câmara Federal, uma representante do povo que buscará ampliar a igualdade e levar a se cumprir o dever de todos, levando-os a respeitar o que é de direito.

Um comentário:

  1. Adorei e aposto muito nesse projeto, apenas acho que deve descrever melhor e com mais detalhes os objetivos desse canal.
    Mil beijos!

    ResponderExcluir