terça-feira, 20 de junho de 2017

A MONOGAMIA É UM ENGODO??


X


"O modelo de família é um homem, uma mulher e filhos!" Isso é o que defendem os conservadores, que deslegitimam toda as outras formas de relacionamento. "Poligamia é uma aberração" , "o casal deve ser sempre fiel um ao outro!"... Seria engraçado, se não fosse trágico... Apenas deixo claro que essa é uma análise pessoal, do ponto de vista de alguém que já viveu relacionamentos monogâmicos e que devido a vários fatores, decidiu mudar drasticamente seu modo de pensar um relacionamento e hoje vive abertamente o poliamor. Mas cada um tem sua livre escolha e todas elas devem ser respeitadas.

A sociedade ao longo dos tempos tem se prendido a um ideal de família e de relacionamento completamente engessado e tóxico. Ao dizer que o modelo de família se resume a um homem e uma mulher (cis) e filhos, negam o direito das mais diversas configurações familiares existentes a serem consideradas e respeitadas como tal. Família existe nas mais diversas configurações. Uma casa onde moram várias pessoas, como amigos por exemplo, é um tipo de família. Uma mãe solteira que cria seu filho sem o auxílio do pai, também é uma família e o mesmo para pais que criam seus filhos sozinhos sem a presença da mãe. Avós que criam netos, tios que criam sobrinhos, casais que não t^m filhos, seja por opção, ou pela impossibilidade de gerar devido à esterilidade de um dos pares,casais homoafetivos, que podem ou não ter adotado uma criança, Casais trans x trans, ou cis x trans todos podem e devem ser considerados como famílias.

Mas ainda aí estamos pensando apenas no modelo comumente imposto pela sociedade, de que apenas "casais" podem formar famílias. A verdade é que a cultura da monogamia está fortemente enraizada na sociedade pelo fato de considerarem indigna e ilegítima uma relação onde 3 ou mais pessoas viam juntas, de forma íntima, tanto afetiva quanto sexualmente falando. Mas seria isso realmente parte da natureza humana, ou simplesmente uma imposição, uma criação do homem para ter o controle sobre a vida e terceiros? A resposta para essa pergunta é que na realidade a monogamia não é e nunca foi uma característica natural da natureza humana. 

Não é preciso ir tão longe para explicar esse fato. Com toda certeza, existem milhares de pessoas que se vangloriam de nunca terem traídos seus respectivos parceiros(as), no sentido carnal propriamente dito. Mas ninguém poderia afirmar com veemência, que jamais desejou outra pessoa, mesmo que em pensamento, mas se segurou porque não poderia "trair" seu cônjuge. E dificilmente alguém se sente bem ao ter que reprimir tal desejo, qualquer pessoa normal, inevitavelmente se sentirá mal por não poder ter aquela pessoa que naquele momento é o objeto do seu desejo, mesmo que no momento esteja acompanhado pelo seu parceiro real. Se fosse a monogamia uma característica intrínseca do ser humano, a maioria os casais que se gabam por serem monogâmicos, não procurariam relacionamentos extra-conjugais. 

Por isso, é possível afirmar que, o comportamento monogâmico não é uma característica real, mas sim uma criação humana para controlar os impulsos de cada um, que foge completamente da realidade. Um engodo criado para as pessoas viverem sempre sexualmente reprimidas. Mas claro que cada um pode e deve escolher a forma que acredita ser a ideal para si, sabendo que toda escolha tem consequências. Se obrigar a viver em monogamia, pode passar uma etérea sensação de segurança, mas ao mesmo tempo, ao fazê-lo, é sempre bom ter em mente que a traição sempre existirá, mesmo que não a nível físico, mas também nos pensamentos. Entretanto, não digo que o ideal seja viver um relacionamento não-monogâmico, afinal ao fazer tal escolha, a pessoa também terá que lidar com uma sociedade cuja mente é fechada em uma cultura secular de monogamia como o único relacionamento possível e também não dá para ter tal relacionamento se não tiverem maturidade e respeito.

Monogamia é um engodo? Sem dúvida é! Mas é ruim? Depende do ponto de vista de cada um. Independente de qual modelo de relacionamento cada um resolva seguir, os principais pontos a serem considerados à risca para que qualquer relacionamento são: O respeito, a sinceridade, honestidade, compreensão, cumplicidade e liberdade. O amor não aprisiona, o amor liberta! 

A traição não é o simples ato de se relacionar com outras pessoas além do seu parceiro de costume. Traição é quando uma das partes, ou ambas, seja num casal, um trisal ou um quatrilho, desonram o acordo pré-estabelecido na relação, seja ela de qual modelo for.

Nenhum comentário:

Postar um comentário