domingo, 19 de março de 2017

Capitalismo: Um sistema em declínio?





Sabemos que o capitalismo é o sistema econômico dominante em todo o mundo. Este sistema tem se sustentado ao longo dos séculos, promovendo desigualdades e exclusões sociais ao redor do mundo.

Um sistema que beneficia a poucos com o prejuízo da grande maioria. No entanto, ao que parece, o capitalismo começa  enfrentar uma grave crise que poderá culminar em sua substituição por outro tipo de sistema econômico, a médio ou longo prazo, para a alegria de alguns e desespero de outros. Alegria, para a população mais carente, que poderá melhorar a qualidade e o padrão de vida e desespero para os que vivem da desgraça alheia.

Caso o capitalismo viesse a ser substituído por outro sistema econômico, este não poderia mais tentar se sustentar na manutenção das desigualdades sociais, pois na atual conjuntura, são essas desigualdades que estão estagnando a economia do país e também diminuindo a qualidade de vida da população. A busca incessante por mais dinheiro para satisfazer as mais variadas necessidades, criou uma geração estressada e cheia de problemas emocionais, passando a maior parte de suas vidas se dividindo entre pelo menos 2 empregos, muitas vezes sem direito a lazer.

O capitalismo criou uma geração doente e estressada, violenta e desumana. O "ter", está sendo a cada dia mais valorizado que o "ser". É necessário que façamos um esforço para desapegarmos do materialismo capitalista e passarmos a valorizar o ser humano. Igualdade de oportunidades e direitos é fundamental para que a sociedade consiga evoluir.

E ao que parece, com tudo o que temos testemunhado ao longo desses últimos anos, com crises econômicas constantes e infindáveis, guerras civis, protestos que crescem a cada dia, empresas que declaram falência por não conseguir se sustentar diante de tamanho caos econômico que se instalou em todo o mundo, não seria surpresa que cedo ou tarde, pouco a pouco, a população mundial comece a optar por um sistema socio-econômico mais justo e igualitário.

De que adianta manter um modelo econômico que torna cada vez mais difícil as pessoas terem acesso aos bens de consumo? Se um povo não tem poder de compra, os produtos encalham nas prateleiras de lojas e supermercados. Se os estabelecimentos comerciais não conseguem vender, não poderão cobrir seus gastos, muito menos terão algum lucro para se manterem funcionando  obviamente, não terão como pagar seus funcionários e portanto, precisam fechar suas portas. Se os comerciantes não comprarem seus produtos, os produtores e as fábricas também sentirão o baque. É um efeito dominó que se agrava a cada dia.

A única solução? Claro que isso trata-se apenas de meu ponto de vista, porém acredito que a solução seria abolir esse modelo falido e criar outro, pautado em ideais menos materialistas e individualistas, um ideal mais voltado ao socialismo. Não o pseudo-socialismo praticado por inúmeros governantes ao redor do mundo, mas o socialismo em sua verdadeira essência, onde cada um seja parte de um todo, onde ninguém precise passar por privações e não existam tamanha discrepância de classes sociais.

O capitalismo é o grande pivô das guerras existentes, pois toda guerra tem por trás um interesse econômico, de se apropriar das riquezas de determinados países. Sejam jazidas minerais, ou a biodiversidade, ou por ser geograficamente estratégico... Tudo o que possa privilegiar os interesses de lucro dos grandes "magnatas", sem se importarem com o bem-estar dos habitantes, e também sem se preocuparem com os impactos ambientais decorrentes de tudo isso. Até mesmo a religião é utilizada para camuflar tais interesses. Os mais usados para esses fins são os muçulmanos, que devido a toda essa "jogatina", são hoje demonizados, com se fossem todos eles terroristas em potencial, o que sabemos, não é verdade.

O problema é: será que o ego dos ricos e poderosos deixará que isso venha a se cumprir? Pois trazendo para nossa realidade, nosso país, eu digo: Seria preferível viver em um país rico, não apenas por ser rico em biodiversidade e recursos naturais, mas também por ter um povo realmente rico, tanto cultural, quanto financeiramente, sem desigualdades sociais gritantes como vivemos hoje, do que viver eternamente refém de um sistema que mata dia após dia milhares de pessoas, vítimas da fome, doenças e violência provocados por essa desigualdade brutal que nos é imposta.

A humanidade poderá chegar ao seu declínio se os grandes governantes não acordarem para essa realidade, pois uma terceira guerra, se ocorrer, sem dúvidas será fruto da ganância desenfreada dessas pessoas. Os recursos estão ficando cada vez mais escassos devido à ação do próprio homem, que ainda se nega a rever suas práticas e sequer se preocupa com que mundo deixará para as futuras gerações

Nenhum comentário:

Postar um comentário