domingo, 16 de abril de 2017

Poliamor: Bom ou ruim?


Visto ainda com estranheza por muita gente, o poliamor nunca esteve tão presente nas vidas das pessoas. Não se trata de promiscuidade, mas sim da capacidade de conseguirmos compartilhar nosso amor e nossas vidas, alegrias e tristezas, com mais de uma pessoa. 


Recentemente, muitas pessoas já devem ter se familiarizado com o termo "poliamor", entretanto para outras, ainda é algo desconhecido. O que seria esse modelo não convencional de relacionamento? Ele é benéfico, ou não? Até que ponto ele deve ser considerado viável?

O poliamor é uma forma mais ampla de relacionamento, onde uma pessoa pode ter mais de um cônjuje. Um homem cis/trans com duas mulheres cis/trans, ou com uma mulher e outro homem nas mesmas condições e o mesmo vale para as mulheres. Ou mesmo um trio de homens ou de mulheres, sejam cis ou trans. Geralmente se configuram em trios, dificilmente passando dessa marca, mas podendo se estender para mais pessoas. Entretanto, ao contrário do que se pensa, não se trata simplesmente de ter múltiplos parceiros sexuais, o que configuraria o polisexo, muito mais difundido. Um relacionamento poliamor, envolve sentimento genuíno de todas as partes envolvidas, chegando inclusive a morarem todos debaixo do mesmo teto e dormindo juntos também.

Mesmo com muita gente aderindo ao poliamor, o pensamento machista, muitas vezes ainda impera, fazendo com que sejamos alvo de muitas críticas e preconceitos.


Para muitas pessoas, tal modelo de relacionamento é inconcebível, uma  verdadeira falta de vergonha, ou no linguajar popular, "descaração". Mas a realidade é bem outra. É apenas um relacionamento como qualquer outro, só que as pessoas envolvidas são capazes de amar igualmente mais e uma pessoa e todas se entendem e vivem em harmonia. É um amor desprendido, sem sentimento de posse. Geralmente relacionamentos poliamor de sucesso, não há brigas, ciúmes ou desentendimentos, muito menos competição. todas as partes se "completam". Relacionamentos poliamor podem ser um circulo fechado, ou pode ser aberto, assim como qualquer relacionamento. No entanto, será que todo relacionamento poliamor dá realmente certo?

A resposta e não! Nem todo mundo encontra-se em um nível de maturidade e entendimento necessário para ingressar nesse tipo de relacionamento. Há casos que dão certo e outros que não. Quando o relacionamento não á certo, geralmente acontece porque uma das partes simplesmente sente ciúmes da outra, mesmo afirmando que está tudo bem. O comportamento muda drasticamente. Pessoas que viveram a vida inteira em relacionamentos monogâmicos, encontram sérias dificuldades de se adaptarem a uma nova realidade, onde não haverá uma exclusividade e não poderá enxergar x outrx como uma propriedade. Com isso surgem inúmeros conflitos que acabam por culminar em separações, muitas vezes turbulentas.

Dona Flor e Seus Dois Maridos: Mesmo em tempos ainda tão conservadores, o escritor Jorge Amado já retratou o poliamor de forma irreverente. Só que neste caso, um dos maridos (Vadinho) está apenas presente como espírito, enquanto o outro (Teodoro) ainda está entre os vivos.


O que fazer para um relacionamento poliamor ar certo? A resposta para essa pergunta é que simplesmente, assim como em qualquer relacionamento, mesmo nos monogâmicos, não há garantias no poliamor. Relacionamento afetivo, quase sempre é dar um tiro no escuro e rezar para acertar o alvo certo. Assim é e assim sempre será. Mas algo que pode ajudar, é ser sincerx e francx desde o princípio, quando a outra pessoa lhe propõe um relacionamento. Não pode haver mentiras, é preciso confiança e honestidade de ambas as partes, o que é a parte mais difícil. Geralmente, quem já é adepto do poliamor, não vê problemas em ser honesto desde o princípio. O problema está na outra parte, que geralmente não tem o costume de se relacionar abertamente com mais de uma pessoa. geralmente namoram com uma e pegam outras às escondidas, a famosa traição. Estes, no momento podem até concordar a princípio, mas logo começam a mostrar insatisfação com a situação e por muitas vezes começam a trair seu parceiro ou parceira.

Amar e ser amadx é a maior dádiva que recebemos e é o sentimento mais bonito que existe. Vamos amar mais e julgar menos!


Aí se encontra o grande problema. a partir do momento que a confiança é quebrada, não há mais meios de manter a relação. Então, como fazer para não cair em uma cilada e não se decepcionar em um relacionamento poliamor? Uma coisa importante é antes de qualqer coisa, procurar conhecer bem x futurx pretendente. Um relacionamento sem compromisso, para ver se a pessoa se adequa a esse modelo de relacionamento ou não. Estudar a conduta da outra parte também é importante. Perceber qualquer sinal de insatisfação ou incômodo, estar atentx aos mínimos detalhes, e não entrar de cabeça, deixando que a pessoa entre de vez em sua vida, para não tronar o relacionamento a 3 uma tormenta. Isso sempre dá certo? Não! Mas reduz drasticamente as chances de entrar em um relacionamento que futuramente poderá causar infelicidade às partes envolvidas. Polisexo é mais tranquilo, o famoso "caminho mais fácil ", não há envolvimento afetivo, apenas a busca por prazer e novos parceiros. Mas um relacionamento poliamor é algo que precisa ser muito bem pensado.

É errado? A poligamia, legalmente é considerada crime no Brasil, mas de fato ela sempre existiu. a realidade é que o ser humano é poligâmico por natureza. Aprova disso são os incontáveis casos e traições existentes em casais casados até mesmo na Igreja. Entretanto, questões religiosas e culturais, tornaram a prática deter mais de um cônjuje, algo abjeto, um pecado perante as Leis de Deus, e um crie perante a legislação dos homens.  Olhando por essa ótica parece realmente errado. Mas na prática, apenas nós mesmxs podemos decidir o que é certo ou errado para nossas vidas e o que realmente nos fará felizes e plenos. Entretanto, isso pode mudar. Antigos tabus e paradigmas estão gradualmente sendo desconstruídos e o tabu que gira em torno da monogamia e da não-monogamia poderá ser um deles. Afinal, o relacionamento em si, é de interesse apenas das partes envolvidas e como tal, o desejo das pessoas inseridas no relacionamento deve ser levando em conta. Mas como ainda não há nenhuma legislação que legitime, nem mesmo um projeto de lei voltado para esse fim, provavelmente essa realidade deve demorar de mudar.

O poliamor é para todos! Casais "tradicionais" ou não, todos podem encarar esse modelo de relacionamento com naturalidade.

A pessoa que vos escreve, viveu por muitos meses um relacionamento assim, mas como lhes falo, relacionamento é jogar com a sorte na maioria das vezes. Bem... no meu caso ela não estava a meu favor, mas foi bom enquanto durou. O outro cônjuje, não conseguiu se adequar ao relacionamento e quebrou todo o respeito e confiança que existia, devido à sua imaturidade. Apenas aconselho o poliamor para pessoas que realmente têm um nível de maturidade necessário para mantê-lo. Geralmente, pessoas mais bem esclarecidas têm maior facilidade de se adaptarem. Amar é sempre bom, e quanto mais amamos, mais felizes ficamos! Se pretendo continuar em busca de um relacionamento poliamor? Não, eu não "procuro", apenas deixo que a vida siga o seu curso e se por acaso aparecer alguém apto para o relacionamento, estou sempre aberta à possibilidade de mais um "Vadinho" na minha vida (só que em carne e osso é claro) rsrs.

Vamos todos amar, seja poliamor ou não, e julgar menos os relacionamentos de terceiros, pois não existe um modelo pré-estabelecido, nem uma receita correta de relacionamento, que desmereça as demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário